BEM VINDO

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

26/09/2010

Sequência didática: Oficina de blogs

Área: Tecnologia
Componente curricular: Oficina de blogs
Eixo norteador: informática, redes sociais
1ª série do ensino médio
Tempo: 12 aulas
Tema: Oficinas de blog
1.         Objetivos
Esta oficina tem como objetivo principal apresentar aos alunos a aplicabilidade pedagógica dos blogs no ambiente educacional. As atividades serão desenvolvidas presencialmente e a distância utilizando o Blog do Ensino Médio Inovador e as interações entre os blogs dos participantes.
Recursos Didáticos
·          Data show
·         Notebook
·          Internet
·          Laboratório de informática
Metodologia
As aulas serão ministradas na modalidade presencial e a discussão sobre a aplicabilidade pedagógica da ferramenta será realizada através do BLOG DA OFICINA. Os participantes da oficina construirão blogs individuais conforme  a área de afinidade. Será utilizado como recurso multimídia o "datashow" para apoio às explicações da ferramenta e apresentação dos blogs construídos. 
1ª aula
Atividade 1
  • Apresentação da oficina aos alunos;
2ª aula
Atividade 2
3ª aula
Atividade 3
  • Construção do Blog como uma proposta pedagógica dentro de sua área de atuação.
  • OBS.: faça um esboço de seu projeto antes de iniciar seu blog. O blog por ser um diário onde as informações "postadas" ficam em ordem cronológica, as aulas com cronograma, por exemplo, devem ser inseridas de "trás para frente".
4ª aula
Atividade 4
  • Passos para a construção:
    1. Fazer o cadastro no blog do provedor escolhido (Você precisa ter um e-mail para confirmar o cadastro e caso ocorra um problema crie um e-mail no próprio provedor na 1ª tela de cadastro);
    2. Preencha os dados, confirme e logo após você receberá um e-mail para confirmar o cadastro;
    3. Clique em criar blog;
    4. Coloque seu login e senha;
    5. Preencha os dados de seu blog (título, descrição e acesso);
    6. Crie um endereço para seu blog (URL);
    7. Escolha um template (modelo de seu blog);
    8. Clique em BLOGAR e comece a "rechear" seu blog;
    9. Clique em configurações e depois em links (sites) de conteúdos que achar pertinente para pesquisa de seus alunos;
    10. Complete seu perfil (avatar) e humor do dia.
5ª aula
Atividade 5
  • Algumas dicas:
  • Não se esqueça de definir um tema e para quem o blog se destina (Ensino Fundamental, Médio, Superior); contextualizar o assunto; inserir imagens; incrementar o blog com sugestões de filmes sobre o assunto, artigos, entrevistas, poesias, letras de músicas; se o assunto for polêmico coloque mais "lenha" na fogueira; instigue os alunos a polemizar as discussões através comentários; Utilize sua criatividade!!!!
  • Para incrementar os blogs, acesse o site Comunidade Blogueira e divirta-se com os blinkies, calendários, acessórios, templates, etc.
  • Para colocar o mural de recados no blog acesso o site codigofonte.net e faça um cadastro gratuito. No "Menu" selecione a opção "Mural" - clicar em "Instalar Mural" preencher o formulário e seguir os demais passos (configuração de cores, etc.). Quando estiver pronto basta colar o código no template do seu blog e o seu mural estará funcionando.
6ª aula
Atividade 6
Leitura dos textos Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia de Alex Fernando Teixeira Primo e Raquel da Cunha Recuero e Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa de Maria de Fátima Franco para comentar sobre às seguintes questões:
1. O que você entende por hipertexto cooperativo?
2. Como os blogs pedagógicos facilitam a produção coletiva e propiciam a construção de conhecimentos dos alunos?
3. Qual o potencial pedagógico dos blogs? Cite exemplos.

7ª aula
Atividade 7
  • Término da construção dos blogs;
  • Apresentação dos blogs pedagógicos e inserção no blog da disciplina gerando uma rede de blogs;
·         Avaliação da Oficina.
8ª aula
Atividade 8
No decorrer das semanas seguintes postagens e posterior atualização com apresentações de todos os eventos ocorridos no Ensino Médio Inovador.

Avaliação                                                                                                                                         

A avaliação será no decorrer do processo a partir da interação no blog da oficina e construção dos blogs com aplicabilidade pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário