BEM VINDO

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

26/09/2010

Projeto da Atividade Integradora: Fórum da Juventude

Objetivo geral
  • Promover de forma sistemática e em sequência didática momento de debate e discussão teórica e metodológica de questões pertinentes aos jovens estudantes da escola Dr. Pacífico da Luz do Ensino Médio Inovador, considerando os aspectos da criticidade, da informação, da cietificidade e da cultura.
Objetivos específicos
  • Valorizar os temas que estão no cotidiano da juventude e socializar de forma organizada, considerando a linguagem, os costumes e as tradições.
  • Abordar os temas do cotidiano da juventude;
  • Possibilitar um maior envolvimento dos estudantes nas atividades propostas.    
Justificativa
O momento atual tem exigido dos educadores e das unidades de ensino uma educação que respeite e valorize os desejos e anseios da juventude. Por isso, esse projeto se faz necessário para que, durante as atividades integradoras os mediadores possam desenvolver ações que venham ao encontro do que deixam os jovens mais solícitos e envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Conteúdos ( Sugestões de temas para realização do fórum)
  • Liberdade
  • Ética
  • Justiça social
  • Empreendedorismo
  • Namoro
  • Cultura
  • Paz
  • Religião
  • Funcionamento da sociedade
  • Ecologia e juventude
  • Drogas: causas e consequencias
  • Escolha da profissão
  • Cidadania
  • Solidariedade
  • Sexualidade e juventude
  • Amizade
  • Relacionamento pais e filhos
  • Juventude e televisão
  • Juventude e política
  • Orientação sexual
  • Educação no transito
  • Responsabilidade social
  • Protagonismo juvenil
Competências a serem adquiridas
  • Diferenciar as posturas que melhor ajuda na vida da pessoa;
  • Aprofundar sobre os problemas mais freqüentes da sociedade a qual se vive;
  • Saber se posicionar diante dos problemas que afetam a juventude;
  • Entender o funcionamento da sociedade e os diretos e deveres dos jovens;
  • Compreender o valor do estudo e a necessidade de aprofundar sobre diversos temas que afetam diretamente a vida do jovem.
Metodologia
Palestra dialogada. Apresentação de vídeos, leitura de texto conversa  aberta e sobre as questões da atualidade.
Atividades
  • Palestra
  • Seminários
  • Fórum
  • Mesa redonda
Recursos
  • Data show
  • Livro
  • Textos
  • Micro system
  • Caixa de som
  • Computador
Período
  • Agosto a novembro

Cronograma -  2010
Dia
Mês
Tema
Atividade
18
08
Palestra
25
08
Oficina
01
09
Palestra
08
09
Oficina
15
09
Palestra
22
09
Oficina
29
09
Palestra
06
10
Oficina
13
10
Palestra
20
10
Oficina
27
10
Palestra
03
11
Oficina
10
11
Palestra
17
11
Oficina
24
11
Palestra


Avaliação
A avaliação posta para saber do resultado da aprendizagem obtida pelos alunos e alunas levará em consideração todo produção feita, através das atividades realizadas individualmente e no grupo. A avaliação serão processual e somatória devendo o estudante participar ativamente dos momentos planejados.
Realização
Escola Dr. Pacífico da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário