BEM VINDO

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

19/09/2010

Educação e Trabalho - Fenagri 2010

Alunos e alunas ouvem alguns representantes das empresas expositoras.

Perguntaram sobre as oportunidades de negócios que a FENAGRI oferece.

Sobre também de que estado ou região eles vieram.

Quiseram saber a especialidade da empresa.

Curiosos, entrevistaram um expositor estrangeiro.

Conheceram algumas máquinas que são utilizadas e as últimas novidades do agronegócio.
Entrada principal no Centro de Convenções.

Programa Ensino Médio Inovador


Programa Ensino Médio Inovador. Escola Dr. Pacífico da Luz. Ensino Fundamental e Médio. Rua Cabrobó, S/N, Petrolina-PE.

O programa ensino médio inovador na escola estadual Dr. Pacifico Rodrigues da Luz teve início no ano de 2010 nas\turmas\A, B, C e D dos primeiros anos do ensino médio e funciona pela manhã e a tarde. O programa tem como base legal o parecer 11/2009 realizado em convênio com o MEC e a Secretaria Estadual de Pernambuco. Na escola, o programa consiste em oferecer a disciplina Educação e Trabalho assim como também em dois dias da semana funcionam as atividades integradoras: fórum da Juventude, impactos\ambientais, teatro, oficina de blogs,oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.
Palavras-chave: programa, atividades integradoras, inovador, escola.


Relatório

         O programa Ensino Médio Inovador na escola Dr. Pácifico R. da Luz é fruto de uma caminhada feita com reuniões, debates, encontros, seminários. O momento inicial foi em setembro de 2009, quando por decisão da GRE em parceria com a secretaria de educação de pernambuco ficou definido que a escola seria protagonista do programa. Desse momento em diante, foi construído uma agenda com objetivo de materializar, na prática, o programa na escola. Inicialmente a escola fez leitura da base legal, especificamente do Parecer 11/2009 com o intuito de formular o PAP ( Proposta de Ação Pedagógica) para atender uma exigência do MEC/Secretaria de educação e ao mesmo tempo uma forma de adesão da escola ao programa. Do dia 10 a 17 de janeiro de 2010 o MEC em parceria com a secretaria convoca dois professores da escola, um coordenador e um técnico para participarem de um seminário na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de conhecer uma escola de ensino médio modelo. Em fevereiro do mesmo ano a escola começa os preparativos para implantação do programa considerando o amparo legal e as diretrizes da secretaria de educação de Pernambuco. Assim, a escola realiza o primeiro momento com a comunidade educativa afim de socializar os fundamentos teóricos ,metodológicos. Neste mesmo período o grupo de professores envolvidos com o programa retorna a cidade de Gravatá para juntos com as secretaria definir a estrutura do programa nas escolas de Pernambuco. No mês de março do corrente a escola Dr. Pacífico da Luz inicia suas atividades referentes ao Ensino Médio Inovador da seguinte forma:
  • Público alvo: quatro  primeiros anos, turmas A, B, C e D.
  • Dois dias para a realização das atividades no contra-turno
  • A implantação da disciplina educação e trabalho ,permeando os quatro eixos norteadores.
  • Definição de três coordenadores .
  • Formulação do ementário da disciplina educação e trabalho.
  • Fortalecimento dos quatro eixos: cultura,trabalho, ciência e tecnologia.
  • .Definição das atividades integradoras: fórum da Juventude, impactos ambientais, teatro, oficina de blogs, oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.
Definida toda a estrutura necessária para o bom funcionamento do programa o mesmo encontra-se apresentando bons resultados como:
  • Boa participação dos alunos
  • Engajamento de professores e alunos nas diversas atividades
  • Maior tempo do aluno dentro do espaço escolar;
  • Formação de parcerias
  • Contato com outros profissionais de educação e de outras áreas
  • Dinamização do espaço escolar
  • Alunos protagonistas
  • Melhora no nível da auto-estima dos alunos e professores
  • Crescente número de alunos com desenvolvimento na produção textual e encenação.
            Neste sentido, a avaliação da comunidade escolar Dr. Pacífico da luz é bastante positiva em relação ao programa Ensino Médio Inovador por apresentar uma estrutura favorável ao desenvolvimento de atividades dinâmicas, contextualizadas, interdisciplinares, prazerosas, culturais que buscam um ensino aprendizagem satisfatório em sintonia com as necessidades e expectativas dos jovens estudantes.
Referências
BRASIL. MEC/Conselho Nacional de Educação. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio.Parecer 11/2009.
BRASIL/PERNAMBUCO. Escola Dr. Pacífico da Luz. Plano de Ação Pedagógico. Setembro de 2009.
Anexos

Comunicação Oral

            O Programa Ensino Médio Inovador, na Escola Dr. Pacífico da Luz , Iniciado no ano de 2010  funciona com 4 turmas no turno manhã e tarde com um quantitativo de 150 alunos/as e 3 coordenadores nas áreas ciências humanas, ciências naturais e códigos e suas linguagens com objetivo de construir a interdisciplinaridade,  tendo a disciplina Educação e Trabalho e diversas atividades integradoras como: fórum da Juventude, impactos ambientais, teatro, oficina de blogs, oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.  Na escola o  programa que vem apresentando bons resultados  em relação a aprendizagem, ao desempenho individual e coletivo, a boa participação , a elaboração de produções e ao envolvimento da comunidade educativa. 
            A disciplina Educação e Trabalho tem como foco o empreendedorismo, o mundo do trabalho, as técnicas. Elementos estes necessários no exercício da cidadania e na convivência com a família, a comunidade e sociedade.
            Na atividade fórum da juventude os alunos participam de palestras com temas atuais e que fazem parte da realidade como drogas, DST, cidadania e juventude, bullyng, violência,etc. Em uma aula é oferecida a palestra com direito a debate entre todos os participantes e na outra aula montamos oficina de atividades de acordo com o tema discutido. Há um terceiro momento onde os alunos socializam os conhecimentos adquiridos e as experiências nas turmas do ensino fundamental.
            Com a atividade de teatro trabalhamos todos os detalhes necessários à preparação do aluno para a encenação teatral. Este trabalho é realizado através de um professor da própria comunidade e muitos frutos estão sendo colhidos. Os alunos estão em pleno processo de construção e outros grupos sendo formados. A primeira peça construída e encenada pelos alunos entitulada “cega, surda e muda” foi apresentada no centro de cultura João Gilberto (Juazeiro) para toda a escola.
            Com o objetivo de trazer para dentro da escola o espaço sócio econômico da região oferecemos a atividade “impactos ambientais” onde através de pesquisas e debates, visitas e passeios nossos alunos descobrem o potencial econômico da região por meio da fruticultura irrigada e os impactos sócio-econômico e ambiental causados com a exploração deste agronegócio.
            O mundo da leitura, com a literatura de cordel, tem como objetivo promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina. A oficina de leitura foi bem aceita pelos estudantes que vêm dando verdadeiro show com as produções, revelando o potencial e o conhecimento de muitos alunos que não tinham mostrado ainda aptidão no momento de construção  da leitura e da escrita. Nesta oficina os alunos também socializam os conhecimentos com as demais turmas.

Oficina de Teatro

Aulas teóricas de teatro com o profº Flávio.

Aulas de interpretação de textos.

Aulas práticas de teatro.

Aulas de maquiagem e cabelo.

Alunas aprendem na prática como fazer maquiagem.


Resultados.

Noções de caracterização com maquiagem.


Resultados: aluna Débora (1ºA) caracterizada de idosa.
Aluno Erasmo (1º A) com maquiagem de ferimentos e pêlos no rosto, caracterizado de Lobisomem. 

Modelos de Currículo e Carta comercial



Rodrigo Magalhães Pedroso Dias
Brasileiro, solteiro, 29 anos
Rua Castor de Afuentes Andradas, número 109
Pampulha – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 8888-9999 / E-mail: rodrigoaug@gmail.com.br

Objetivo

Cargo de Analista Financeiro

FORMAÇÃO


·       Pós-graduado em Gestão Financeira. IBMEC, conclusão em 2006.
·       Graduado em Administração de Empresas. UFMG, conclusão em 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


·       2004-2008 – Rocha & Rodrigues Investimentos
Cargo: Analista Financeiro.
Principais atividades: Análise técnica de balanço patrimonial, análise de custo de oportunidade, análise de estudos de mercado.
Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área. Redução de custos da área de 40% após conclusão.
·       2001-2003 – ABRA Tecnologia da Informação
Cargo: Assistente Financeiro
Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa, pagamento de colaboradores, consolidação do balanço mensal.
·       2000-2001 - FIAT Automóveis
Estágio extra-curricular com duração de 6 meses junto ao Departamento de Custeio

QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS


·       Inglês – Fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2001).
·       Experiência no exterior – Residiu em Londres durante 6 meses (2004).
·       Curso Complementar em Gestão de Investimentos de Renda Variável (2004).
·       Curso Complementar em Direito Empresarial (2007).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


·       Premiado com o título de Aluno Destaque da graduação – Menção Honrosa (2003)
·       Disponibilidade para mudança de cidade ou estado
______________________________________________________________
Orientação de como fazer uma Carta comercial



A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.

A redação comercial tem como características comuns:

a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.

b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.

c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.

É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.

Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:

1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso.

2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.

4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.

Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas, uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.

7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc.

Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).


Modelo de carta comercial
Loja da Maria
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO
Goiânia, 03 de março de 2008.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
         Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos desculpas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
         Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Amélia Sousa
Gerente comercial



Visita a UNIVASF

Foram recepcionados pela profª Abimailde.

Visitaram o laboratório de farmacologia.

Outro laboratório onde são feitos estudos de comportamento com as cobaias.

Uma aula prática com um esqueleto.

Conheceram alguns fetos humanos em diversos estágios de idade.

Circularam pela biblioteca.

Viram como funciona alguns equipamentos no laboratório de farmacologia.

O técnico explica como funciona a sala de Cubas, onde são feitos estudos com cadáveres humanos. 

Os alunos e alunas assistem aula prática de química, ...

... oportunidade valiosa para aliar a teoria.

Observam uma célula animal no microscópio eletrônico, ...

... outra oportunidade valiosa para fixar o que se aprende na teoria.

Visita de campo - Embrapa Semiárido

Visitas de campo - Embrapa Semiárido

Visita de campo - Embrapa Semiárido

Visita de campo - Embrapa Semiárido


Visita de campo - Embrapa Semiárido


Fórum da juventude








Profª Yêda em palestra sobre Bulling




Os alunos preparam uma mini aula sobre Bulling.






Alunos e alunas em mini aula sobre Bulling para as turmas do ensino fundamental do turno da manhã.


As mini aulas também foram apresentadas no turno da tarde...

... acompanhadas de encenação.