BEM VINDO

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

26/05/2011

PALESTRA SOBRE O MUNDO DO TRABALHO / VISITA AO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO BAHIA / DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

PALESTRA: "VOCÊ E O MUNDO DO TRABALHO"

Nos dias 19 e 27 de abril os alunos do EMI (Ensino Médio Inovador) 1º e 2º anos da escola Dr. Pacífico R. da Luz, prestigiaram a palestra: “Você e o Mundo do Trabalho” no auditório do SENAC/Petrolina-Pe. A palestra foi brilhantemente conduzida pela professora Sara Patrícia instrutora daquela unidade. Foram esclarecidas dúvidas de como se comportar numa entrevista de emprego. Dicas importantes foram dadas pela professora como: não usar gírias; manter uma expressão fisionômica leve e um sorriso sereno; ao se sentar manter uma boa postura; jamais cruzar os braços, evitar a impressão de insegurança ou defesa; olhar nos olhos do entrevistador, isso passa segurança e confiança; não se distrair durante a entrevista; não contar mentiras, evitar respostas comprometedoras sobre o trabalho anterior; procurar não fazer muitos gestos com as mãos, não usar gírias, trejeitos e evitar mascar chicletes. A professora também lembrou que as tatuagens ainda não são vistas com bons olhos por algumas empresas, ela recomendou que se tiver uma num lugar visível, tentar cobri-la ou disfarçá-la, pelo menos no dia da entrevista.
















VISITA AO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO BAHIA

O prédio que abriga a Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Cel. Miguel Siqueira, chamada carinhosamente pelo juazeirense, de palácio. Datado de 1925, com características neoclássicas, foi construído em cal e barro da beira do rio São Francisco adicionados a óleo de baleia. Possui afrescos e pinturas murais. Em 1946 virou uma clínica médica e em 1950, o então Presidente da República Getúlio D’Ornellas Vargas, comprou o prédio e doou-o a SUVAL (Superintendência do Vale) hoje CODEVASF, para que o mesmo fosse transformado em repartição. Em 1952, Getúlio Vargas visitou as obras da construção da ponte Eurico Gaspar Dutra-Juazeiro/Petrolina e se hospedou no Palacete de Miguel Siqueira. Em 1976, a CODEVASF vendeu o referido prédio à Caixa Econômica, para que o mesmo fosse demolido e transformado em uma agência bancária. Nesse momento, órgãos de serviços e cidadãos juazeirenses criaram um movimento de protesto. Em consequência, foi firmado um comodato de 20 anos com o município com o compromisso do palacete abrigar objetos e documentos alusivos à região do São Francisco e à memória do povo barranqueiro. Em 2000, a CODEVASF doou o palácio de Miguel Siqueira à Fundação Museu Regional do São Francisco.
O Museu dispõe de um acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1º bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1ª Guarda Nacional da região.

Logo abaixo algumas fotos da visita dos alunos do EMI ao Museu Regional do São Francisco em Juazeiro Bahia.


Professor Washington falou sobre os antigos carnavais que aconteciam na cidade de Juazeiro. 

As três fotos acima mostram fósseis retirados do distrito de Carnaíba do Sertão a 21 km de Juazeiro, os mesmos estão expostos no porão do museu.  

As Carrancas são esculturas com forma humana ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco.

Esta foto mostra alguns objetos feitos de madeira.

Amostra de peixes empalhados do rio São Francisco.

Entrada principal do museu vista de cima.


Ao fundo uma antiga máquina de refrigerante.

As alunas contemplam a sacada no primeiro andar.

Professora Gísia ao lado de um Timão, roda de leme, objeto das antigas embarcações.

Entrada principal do museu.


 

 

06 DE MAIO DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - PROJETO "TODAS AS COISAS SÃO NÚMEROS' (PITAGORAS)

Em comemoração ao “Dia Nacional da Matemática”, 06 de maio,data consagrada ao nosso mais importante educador de matemática: Malba Tahan ,a Escola Dr Pacifico da Luz desenvolveu o projeto “Todas as coisas são números – Pitágoras” Projeto esse, idealizado pelo professor de matemática Clenilton Mota com o apoio dos professores,coordenadoras,equipe gestora. O evento buscou descaracterizar a idéia de “bicho papão” gerada sobre a disciplina, que para muitos é difícil, mas tão necessária em nosso dia-a-dia, afinal a matemática está em tudo. A culminância do projeto aconteceu sexta-feira passada das 9h às 15h em que os nossos estudantes participaram de atividades diversas como: a matemática e os jogos (6ª séries), a matemática do consumo- energia e água (7ª séries), matemática na feira (8ª séries), a matemática na cartografia (1º anos do Ensino Médio), a influência de Malba Tahan na História da Matemática (2º anos do Ensino Médio), a matemática nas profissões. (3º anos do Ensino Médio)Os alunos com desenvoltura e criatividade expuseram para os visitantes o que aprenderam durante a execução do projeto, encenaram um capítulo de um dos principais livros de Malban Tahan “O Homem que Calculava” , participaram também, das oficinas: matemáticas e os jogos,estudo contextualizado do Polinômios e Números complexos, ministrados pelos estagiários do curso de matemática da UPE. O evento contou também com a parceria da Previdência Social através de serviços de consultas e planfetagem.


Prof.ª Edna Lúcia e o prof.º Clenilton fizeram a abertura do evento.