BEM VINDO

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

19/09/2010

Programa Ensino Médio Inovador


Programa Ensino Médio Inovador. Escola Dr. Pacífico da Luz. Ensino Fundamental e Médio. Rua Cabrobó, S/N, Petrolina-PE.

O programa ensino médio inovador na escola estadual Dr. Pacifico Rodrigues da Luz teve início no ano de 2010 nas\turmas\A, B, C e D dos primeiros anos do ensino médio e funciona pela manhã e a tarde. O programa tem como base legal o parecer 11/2009 realizado em convênio com o MEC e a Secretaria Estadual de Pernambuco. Na escola, o programa consiste em oferecer a disciplina Educação e Trabalho assim como também em dois dias da semana funcionam as atividades integradoras: fórum da Juventude, impactos\ambientais, teatro, oficina de blogs,oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.
Palavras-chave: programa, atividades integradoras, inovador, escola.


Relatório

         O programa Ensino Médio Inovador na escola Dr. Pácifico R. da Luz é fruto de uma caminhada feita com reuniões, debates, encontros, seminários. O momento inicial foi em setembro de 2009, quando por decisão da GRE em parceria com a secretaria de educação de pernambuco ficou definido que a escola seria protagonista do programa. Desse momento em diante, foi construído uma agenda com objetivo de materializar, na prática, o programa na escola. Inicialmente a escola fez leitura da base legal, especificamente do Parecer 11/2009 com o intuito de formular o PAP ( Proposta de Ação Pedagógica) para atender uma exigência do MEC/Secretaria de educação e ao mesmo tempo uma forma de adesão da escola ao programa. Do dia 10 a 17 de janeiro de 2010 o MEC em parceria com a secretaria convoca dois professores da escola, um coordenador e um técnico para participarem de um seminário na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de conhecer uma escola de ensino médio modelo. Em fevereiro do mesmo ano a escola começa os preparativos para implantação do programa considerando o amparo legal e as diretrizes da secretaria de educação de Pernambuco. Assim, a escola realiza o primeiro momento com a comunidade educativa afim de socializar os fundamentos teóricos ,metodológicos. Neste mesmo período o grupo de professores envolvidos com o programa retorna a cidade de Gravatá para juntos com as secretaria definir a estrutura do programa nas escolas de Pernambuco. No mês de março do corrente a escola Dr. Pacífico da Luz inicia suas atividades referentes ao Ensino Médio Inovador da seguinte forma:
  • Público alvo: quatro  primeiros anos, turmas A, B, C e D.
  • Dois dias para a realização das atividades no contra-turno
  • A implantação da disciplina educação e trabalho ,permeando os quatro eixos norteadores.
  • Definição de três coordenadores .
  • Formulação do ementário da disciplina educação e trabalho.
  • Fortalecimento dos quatro eixos: cultura,trabalho, ciência e tecnologia.
  • .Definição das atividades integradoras: fórum da Juventude, impactos ambientais, teatro, oficina de blogs, oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.
Definida toda a estrutura necessária para o bom funcionamento do programa o mesmo encontra-se apresentando bons resultados como:
  • Boa participação dos alunos
  • Engajamento de professores e alunos nas diversas atividades
  • Maior tempo do aluno dentro do espaço escolar;
  • Formação de parcerias
  • Contato com outros profissionais de educação e de outras áreas
  • Dinamização do espaço escolar
  • Alunos protagonistas
  • Melhora no nível da auto-estima dos alunos e professores
  • Crescente número de alunos com desenvolvimento na produção textual e encenação.
            Neste sentido, a avaliação da comunidade escolar Dr. Pacífico da luz é bastante positiva em relação ao programa Ensino Médio Inovador por apresentar uma estrutura favorável ao desenvolvimento de atividades dinâmicas, contextualizadas, interdisciplinares, prazerosas, culturais que buscam um ensino aprendizagem satisfatório em sintonia com as necessidades e expectativas dos jovens estudantes.
Referências
BRASIL. MEC/Conselho Nacional de Educação. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio.Parecer 11/2009.
BRASIL/PERNAMBUCO. Escola Dr. Pacífico da Luz. Plano de Ação Pedagógico. Setembro de 2009.
Anexos

Comunicação Oral

            O Programa Ensino Médio Inovador, na Escola Dr. Pacífico da Luz , Iniciado no ano de 2010  funciona com 4 turmas no turno manhã e tarde com um quantitativo de 150 alunos/as e 3 coordenadores nas áreas ciências humanas, ciências naturais e códigos e suas linguagens com objetivo de construir a interdisciplinaridade,  tendo a disciplina Educação e Trabalho e diversas atividades integradoras como: fórum da Juventude, impactos ambientais, teatro, oficina de blogs, oficina de leitura, dança, rádio escolar, produção de figurino e cenário.  Na escola o  programa que vem apresentando bons resultados  em relação a aprendizagem, ao desempenho individual e coletivo, a boa participação , a elaboração de produções e ao envolvimento da comunidade educativa. 
            A disciplina Educação e Trabalho tem como foco o empreendedorismo, o mundo do trabalho, as técnicas. Elementos estes necessários no exercício da cidadania e na convivência com a família, a comunidade e sociedade.
            Na atividade fórum da juventude os alunos participam de palestras com temas atuais e que fazem parte da realidade como drogas, DST, cidadania e juventude, bullyng, violência,etc. Em uma aula é oferecida a palestra com direito a debate entre todos os participantes e na outra aula montamos oficina de atividades de acordo com o tema discutido. Há um terceiro momento onde os alunos socializam os conhecimentos adquiridos e as experiências nas turmas do ensino fundamental.
            Com a atividade de teatro trabalhamos todos os detalhes necessários à preparação do aluno para a encenação teatral. Este trabalho é realizado através de um professor da própria comunidade e muitos frutos estão sendo colhidos. Os alunos estão em pleno processo de construção e outros grupos sendo formados. A primeira peça construída e encenada pelos alunos entitulada “cega, surda e muda” foi apresentada no centro de cultura João Gilberto (Juazeiro) para toda a escola.
            Com o objetivo de trazer para dentro da escola o espaço sócio econômico da região oferecemos a atividade “impactos ambientais” onde através de pesquisas e debates, visitas e passeios nossos alunos descobrem o potencial econômico da região por meio da fruticultura irrigada e os impactos sócio-econômico e ambiental causados com a exploração deste agronegócio.
            O mundo da leitura, com a literatura de cordel, tem como objetivo promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina. A oficina de leitura foi bem aceita pelos estudantes que vêm dando verdadeiro show com as produções, revelando o potencial e o conhecimento de muitos alunos que não tinham mostrado ainda aptidão no momento de construção  da leitura e da escrita. Nesta oficina os alunos também socializam os conhecimentos com as demais turmas.

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